INFORMATIVO

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/informativo/

Educação no município de São Fidélis

O vereador Rodrigo Santana, esteve no último dia 14, no gabinete do secretário de educação do Estado, Comte Bittencourt, para tratar de assuntos relacionados a Educação no município de São Fidélis.

Um dos assuntos foi em relação a melhoria das escolas. Ouviu do secretário que a manutenção estrutural das escolas estão em dia. Afirmou também que hoje as escolas do município não sofrem com falta de vagas para as necessidades de matrículas.

O secretário anunciou para breve uma visita as escolas estaduais do município.

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/educacao-no-municipio-de-sao-fidelis/

AVISO IMPORTANTE

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/aviso-importante-2/

AVISO IMPORTANTE

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/aviso-importante/

MOÇÃO DE PESAR

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/mocao-de-pesar/

DECRETO LEGISLATIVO 004-2021

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/decreto-legislativo-004-2021/

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FIDÉLIS ESTÁ DE CARA NOVA

A pintura do prédio principal e do anexo, teve início no fim do ano passado e concluída em janeiro. Foi necessário para manter a proteção dos prédios e porque o Legislativo precisa se apresentar bem para receber os seu munícipes.

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/a-camara-municipal-de-sao-fidelis-esta-de-cara-nova/

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FIDÉLIS INICIA OS TRABALHOS PARA A LEGISLATURA 2021-2024

Será nesta quarta-feira, 03/02/2021, no Plenário da Câmara, a primeira reunião do legislativo fidelense após a posse em primeiro de janeiro, sob a presidência do Vereador Carlos Rogério V. da Silveira- Rogerinho, eleito para o biênio 21/22.

 

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/camara-municipal-de-sao-fidelis-inicia-os-trabalhos-para-a-legislatura-2021-2024/

Câmara Municipal adere a Campanha “Todos contra a Hanseníase”

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A data foi instituída pela Lei nº 12.135/2009 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença e reduzir o estigma contra aqueles que sofrem com ela. O Ministério da Saúde oficializou o mês e adotou a cor roxa. E a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) lançou a campanha nacional e permanente “Todos Contra a Hanseníase”.

A doença coloca o Brasil em segundo lugar no ranking dos países com mais casos – ficando atrás da Índia. E a falta de informação – inclusive por parte de profissionais de saúde, alerta a SBH – é mais um dos problemas que dificultam o controle da hanseníase no Brasil. A SBH tem discutido o assunto com sociedades médicas e universidades.

Por ano, são diagnosticados perto de 30.000 casos novos de hanseníase. Mas A SBH alerta para uma endemia oculta da doença e estima que o Brasil tenha entre 3 e 5 vezes mais casos do que apontam os dados oficiais da doença. “A hanseníase não é doença de uma pessoa só. Dentre as estratégias de enfrentamento está a avaliação das pessoas que são contatos dos pacientes. E esta estratégia é falha no Brasil”, alerta o presidente da SBH, Claudio Salgado.

A hanseníase é transmitida por um bacilo através contato próximo e prolongado entre as pessoas. Daí a relação entre a doença e a miséria. Porém, também é alto o número de casos entre a população de centros urbanizados com desenvolvida infraestrutura sanitária.

O bacilo ataca os nervos e o paciente pode perder ou ter diminuição da sensibilidade à dor, ao toque, ao frio e calor, além de apresentar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele.

Exames de laboratório não conseguem identificar todos os casos; é preciso muito preparo do médico para diagnosticar a hanseníase. Por isso, é alto o número de doentes que recebem o diagnóstico apenas quando as sequelas são visíveis, irreversíveis e incapacitantes. O tratamento é gratuito em todo o Brasil e a doença tem cura.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Fidélis/RJ está convocando, durante todo o mês de janeiro de 2021, todas as camadas da sociedade a realizarem atividades de comunicação e educação para a mobilização e a conscientização da população sobre a importância da prevenção e tratamento desta doença, e a Câmara Municipal de São Fidélis aderiu a este desafio.

O coordenador do Programa Municipal de Controle da Hanseníase e Tuberculose Rossini Almeida, informa a população que além do Programa situado na Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento também nas Unidades Básicas de Saúde do município que também são portas de entrada para identificação e tratamento da doença.

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/camara-municipal-adere-a-campanha-todos-contra-a-hanseniase/

Confira fotos da Posse do Prefeito Amarildo Alcântara, do vice José Willian e dos vereadores. Carlos Rogério Vieira da Silveira foi eleito Presidente

Dia primeiro de janeiro de 2021, tomaram posse os reeleitos prefeito Amarildo Alcântara e o vice José Willian além dos nove vereadores, sendo três estreantes no Legislativo Fidelense, Erick Lopes, Leonardo Vieira e Rodrigo Santana.

O vereador Carlos Rogério- Rogerinho foi reconduzido por unanimidade para mais 2 anos como presidente, junto aos demais da mesa diretora, sendo o primeiro vice presidente o vereador Marcelinho; o segundo vice Betinho Fratani; primeiro secretário Alessandro Marins e segundo secretário, Amauri Araujo. Fechando com o vereador Jonh de Efinho.

Link permanente para este artigo: https://cmsaofidelis.rj.gov.br/confira-fotos-da-posse-do-prefeito-amarildo-alcantara-do-vice-jose-willian-e-dos-vereadores-carlos-rogerio-vieira-da-silveira-foi-eleito-presidente/

Skip to content